Interessados em certificação deverão fazer as provas do ENEM

25/06/2010 02:35

Além de ser usado nos vestibulares das Universidades, o novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) servirá também para que estudantes com idade acima de 18 anos consigam o certificado de conclusão do ensino médio em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), antigo Exame de Suplência.

"Outra grande novidade é que nos exames de suplência o estudante era aprovado por disciplina, já no Enem ele é aprovado no Ensino Médio. Por exemplo, o aluno ficava reprovado em matemática. Ele poderia no próximo exame fazer a prova somente de matemática. Com o Enem isso não vai mais acontecer. Para receber a certificação ele terá que fazer 400 pontos em cada uma das quatro áreas de conhecimento e 500 na redação", explica.

Por causa dessas diferenças a Seduc irá realizar esse ano uma prova para os alunos remanescentes do Exame de Suplência 2009. O teste só poderá ser feito por aqueles candidatos inscritos nos Exames de março, julho e dezembro de 2009. "Essa foi a maneira que a Secretaria encontrou para não prejudicar esses estudantes", justifica. As inscrições para o teste acontecem em agosto e a prova em outubro.

A diretora lembra que para aqueles que irão fazer o Enem buscando a certificação as inscrições já estão abertas e poderão ser feitas até dia 9 de julho, pela internet. Ao fazer a inscrição, o candidato à certificação deve indicar o número do CPF e preencher o questionário socioeconômico. As provas serão aplicadas nos dias 6 e 7 de novembro.

"Para obter o certificado de conclusão de ensino médio o candidato não precisa ter frequentado a escola regular nem a educação de jovens e adultos. Basta apenas ter 18 anos completos na data de realização da primeira prova", afirma.

Para aqueles que querem a certificação do ensino fundamental a Secretaria da Educação aderiu ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). O exame tem inscrições prevista para agosto e aplicação da prova em novembro